Publicado em
21/06/2022 às 00:00
O mundo atual é completamente globalizado e, por conta disso, saber falar inglês deixou de ser um diferencial e cada vez mais se torna uma das exigências do mercado de trabalho, principalmente nas grandes empresas. Mas qual é a importância do idioma no mercado?
Neste artigo explicareis porque uma organização necessita de colaboradores que saibam ou tenham alguma proficiência no inglês, assim como as oportunidades que isso pode apresentar.
Inglês virou pré-requisito
O Inglês é o idioma mais falado no mundo, é considerado um idioma internacional, utilizado por pessoas de vários países para se comunicarem. Além disso, é o idioma mais utilizado na tecnologia e ciência.
Aqui está uma lista das 10 línguas mais faladas no mundo de acordo com dados da Ethnologue (2020).
Inglês (1.268 milhões de falantes) ...
Chinês Mandarim (1.120 milhões de falantes) ...
Hindi (637 milhões de falantes) ...
Espanhol (538 milhões de falantes) ...
Francês (277 milhões de falantes) ...
Árabe (274 milhões de falantes)
Embora existam atualmente mais de 7.000 idiomas no mundo, apenas 23 cobrem mais da metade da população mundial. Não se trata apenas de uma questão estatística: é fundamental no planejamento de uma estratégia de expansão global. Seja no local de trabalho ou pessoal, o conhecimento de outras línguas oferece-nos novos horizontes e oportunidades.
Com diversos termos tecnológicos que são criados em inglês, é extremamente importante para os profissionais que aprendam o idioma. Aplicativos, produtos, codificações de t.i e diversas outras palavras presentes no cotidiano empresarial utilizando o inglês, fazendo com que ele seja algo indispensável.
Benefícios
Dentre os benefícios que o curso de inglês pode proporcionar para os colaboradores e toda uma organização, os principais são:
1 - Facilidades para atualizações - Por ser o idioma envolvido no mundo da ciência e tecnologia, muitas funções de softwares e até equipamentos operacionais estão em inglês. Quando os colaboradores possuem melhor conhecimento do idioma, isso facilita a implementação de novas soluções e processos tecnológicos.
2 - Aumento das chances de networking - Com colaboradores capacitados a falar e entender inglês, as chances de networking com empresas e investidores de outros países aumenta.
Diversos workshops, palestras e feiras importantes envolvem diversas pessoas do mundo inteiro, e com profissionais capacitados para se comunicarem com eles, torna-se possível realizar uma boa comunicação e obter parceiros de peso para a empresa.
3 - Negociações são otimizadas - As reuniões de negócios são parte fundamental de uma organização, e com isso, eliminar todos os desafios e problemas que podem limitar a comunicação em uma reunião de negociação com empresas internacionais deve ser feito.
Possuindo entendimento em inglês resulta no aumento das chances de sucesso nessas negociações e no aumento da confiança para a outra organização que está considerando negociar.
Além disso, muitas reuniões são feitas com a necessidade de improvisar ou elaborar estratégias, algo que só pode ser sanado com o conhecimento no idioma, se observarmos em nossa cidade e região temos dezenas de empresas que já atuam no mercado internacional e abrem portas para bilíngues.
Podemos observar que o curso de inglês é extremamente necessário em diversos pontos de uma organização. É um investimento realizado em prol de melhorar as chances de parcerias, investidores e permitir com que processos sejam atualizados com implementações tecnológicas.
Hoje é possível capacitar pessoas em uma segunda língua com cursos presenciais, semipresenciais e a distância, e ambientes multiplataforma que é possível acessar os conteúdos a qualquer momento pela web ou dispositivos móveis.
Sou Melimar Marquesi para o "VAMOS FALAR SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL?"