O Adobe Illustrator é um software desenvolvido para a criação de ilustrações gráficas. Este curso apresenta a interface e os conceitos deste programa, bem como a utilização de suas ferramentas e como aplicar suas técnicas (programa bastante similar ao CorelDraw).
Aula 1 Interface e primeiros passos Apresentar a interface do programa e suas funcionalidades básicas, trabalhando com conceitos de camadas e subcamadas. Aula 2 Trabalhando com Tipografia Demonstrar as técnicas de tipografia, sua manipulação, conversão de objetos e customização. Aula 3 Efeitos Apresentar os diversos tipos de efeitos disponíveis no software, demonstrar sua utilização, resultado e configuração. Aula 4 Criando um Flyer Comercial Fornecer os conhecimentos necessários para que o aluno consiga importar, criar e editar símbolos, aplicando-os em peças gráficas. Aula 5 Illustrator para websites – parte 1 Proporcionar ao aluno uma nova proposta de utilização do software, mostrando seu potencial e versatilidade para a elaboração de layouts para websites. Aula 6 Illustrator para websites – parte 2 Ampliar os conhecimentos que envolvem a criação de websites no software, demonstrando como converter peças gráficas em linguagens nativas para a internet (exportar e configurar em XHTML e CSS). Aula 7 Trabalhando diagramação no Illustrator – parte 1 Proporcionar ao aluno uma nova proposta de utilização do software, mostrando seu potencial e versatilidade para a elaboração de peças de diagramação. Aula 8 Trabalhando diagramação no Illustrator – parte 2 Ampliar os conhecimentos que envolvem a criação de peças de diagramação proporcionando conhecimentos avançados para a organização e estilização do conteúdo textual de forma ágil e funcional. Aula 9 Arte no Illustrator - parte 1 Desenvolver junto ao aluno técnicas para a vetorização de forma artística, utilizando imagens de referência (templates) e trabalhando com subcamadas. Aula 10 Arte no Illustrator - parte 2 Ampliar os conhecimentos que envolvem a criação de personagens com vetorização, trabalhar efeitos de camadas e de preenchimento, trazendo um nível elevado à arte-final. Aula 11 Trabalhando com Pincéis e Opções de Mesclagem Proporcionar ao aluno a habilidade de criar e manipular pincéis variados, desenvolvendo ainda efeitos visuais provenientes do modificador de Mesclagem e transparência de camadas. Aula 12 Live Trace Apresentar a ferramenta de vetorização automática e seus recursos. Trabalhar configurações personalizadas de traçado e aplica-los em uma peça gráfica. Aula 13 Trabalhos com 3D (Perspectiva) Introduzir o aluno à criação de arte em perspectiva 3D através das ferramentas Grade de Perspectiva e Seleção em perspectiva, fornecendo uma base para desenvolvimento sólida e eficaz. Aula 14 Trabalhos com 3D (Extrusão e Revolução) Apresentar os conceitos de criação 3D para peças gráficas. Trabalhar configurações de posição, rotação e mapeamento de arte.
Ao final do curso o aluno estará apto a criar, manipular e editar peças gráficas, logotipos, flyers, layouts, ilustrações e recursos em 3D. Este programa é o mais recomendado para pessoas que se interessam em um dia trabalhar em empresas publicitárias ou de editoração gráfica.